Transformação Ágil Corporativa
Loading...

Para se manterem competitivas no atual panorama econômico e profissional, cada vez mais empresas têm entendido a necessidade de aplicar metodologias ágeis em sua gestão de TI. Afinal, para que a organização alcance os resultados esperados de maneira ágil, segura e de forma que garanta a qualidade dos produtos e serviços prestados, é preciso inovar em seus métodos de gerenciamento e realização de processos. É nesse aspecto que as metodologias ágeis se apresentam como ferramentas indispensáveis para o sucesso do empreendimento. Quer conhecer os seus benefícios e entender como elas podem ajudar o TI? Continue a leitura para conferir!

O que são metodologias ágeis?

De forma simplificada, metodologias ágeis são novos conceitos de desenvolvimento e gerenciamento de softwares que focam sua abordagem e planejamento em processos empíricos. O objetivo é segmentar os problemas, fragmentando-os em elementos menores. Além disso, aplicar metodologias ágeis é uma estratégia que deve envolver a colaboração de toda a equipe de desenvolvimento de TI, minimizando os riscos pertinentes às incertezas dos projetos, de modo mais ágil e natural e, é claro, proporcionando melhorias na comunicação e na satisfação do cliente.

Dentre os principais conceitos que essas metodologias abrangem, podemos citar:

• integração entre departamentos da empresa; • softwares ágeis, funcionais e executáveis; • rápidas respostas aos imprevistos e mudanças nos processos; • colaboração do cliente.

Quais são as metodologias ágeis mais conhecidas da atualidade?

Entre os modelos existentes, podemos citar:

• Feature Driven-Development (FDD); • Crystal Clear; • Scrum; • Lean Development; • RUP; • DSDM; • Kanban; • OpenUP; • Extreme Programming (XP).

Muitos departamentos de TI têm preferência por metodologias como o XP e o Scrum, por apresentarem um framework mais simples e intuitivo.

Quais são os benefícios de aplicar metodologias ágeis na gestão de TI?

Melhorias na comunicação

Uma das vantagens da aplicação de metodologias inovadoras em TI é a melhoria significativa na comunicação entre os desenvolvedores e os clientes. Para que isso ocorra, é preciso que todos os processos sejam desenvolvidos de modo a facilitar e otimizar o diálogo. No entanto, ainda há quem prefira as conversas pessoais, em vez de outros métodos de comunicação. Lembrando, ainda, que essa técnica deve contar com a prática de um bom feedback de ambas as partes envolvidas. Ou seja, tanto o desenvolvedor como o cliente precisam estar cientes das informações durante todas as etapas do processo. Isso ocorre por meio de testes que indicam falhas potenciais e pontos de melhoria.

Otimização do atendimento ao cliente

Uma estratégia eficiente de metodologias ágeis deve focar no índice de satisfação do consumidor. Sendo assim, otimizar o atendimento ao cliente é uma de suas metas principais. Por meio de métricas de resultados, processos são analisados levando em consideração a satisfação com o atendimento, o que permite que a tomada de decisões seja melhorada e que os diferenciais competitivos da organização sejam reforçados, garantindo que o cliente seja atendido com alto padrão de excelência.

Definições mais claras acerca do objetivo do projeto

Devido à integração entre os departamentos proporcionada pelo software, aspectos como o feedback e a colaboração do cliente são possibilitados, tornando os objetivos do projeto mais evidentes. Afinal, as principais e mais relevantes questões devem passar pela gestão de TI, para que possam se tornar mais claras e objetivas. Desse modo, aplicar metodologias ágeis garante uma abordagem mais ampla, além da adaptação às constantes mudanças da era moderna em que vivemos. Tudo isso deve colaborar diretamente para o desenvolvimento de um planejamento da gestão de TI mais eficaz, pois os projetos desse setor necessitam de soluções rápidas e bastante preparo para possíveis imprevistos.

Ganhos de produtividade e autonomia para a equipe

Recursos, ferramentas e estratégias obsoletas inibem o desenvolvimento criativo da equipe, impactando de forma negativa na produtividade de todo o time de colaboradores. Por isso, quando aplicadas corretamente, as metodologias ágeis promovem uma otimização do uso do tempo e da rentabilidade da gestão de TI, já que não será preciso se preocupar com documentações, contratos complicados ou processos rígidos que impedem respostas ágeis para possíveis imprevistos. Dito isso, a equipe de TI torna-se não apenas mais produtiva, mas também adquire autonomia e preparo para chegar à resolução dos problemas. Os profissionais não perdem tempo com métodos tradicionais, como antigamente, e usufruem de ganhos exponenciais de produtividade.

Agilidade nas entregas

As metodologias modernas focam no desenvolvimento do software. Ou seja, em cada etapa do projeto o cliente receberá recursos e funcionalidades adequadas às suas necessidades, o que permite a entrega de um produto de qualidade e em menor tempo. As organizações que implementam estratégias de metodologias ágeis já entenderam que existem mais vantagens em entregar o software em partes funcionais aos seus clientes, validando mudanças e alterações necessárias de forma interativa conforme as necessidades surgem, do que investir tempo e recursos em um processo rígido de especificação de solicitações.

Maior controle dos riscos

Mediante a comunicação efetiva e constante entre o cliente e a equipe de desenvolvimento de TI, além de obter versões atualizadas do software, o cliente também pode identificar problemas potenciais e notificá-los diretamente aos profissionais responsáveis. Além de ampliar a visão durante as etapas em que o software está sendo desenvolvido, os problemas são solucionados a tempo e o resultado final é uma melhoria significativa na tomada de decisões que impactam todo o seu desempenho. Por fim, é importante entender que aplicar metodologias ágeis não consiste em abandonar processos como análise e documentação de dados. Elas são um meio de aumentar a prioridade na construção do produto final e no índice de satisfação do consumidor. Como você pôde conferir neste conteúdo, uma gestão de TI pode ser altamente otimizada se os gestores da organização tiverem uma perspectiva abrangente a respeito das mudanças nos procedimentos cotidianos da empresa. Afinal, esse é um setor que é constantemente afetado pela evolução tecnológica. Por isso, para se manterem competitivas, as empresas modernas devem aplicar metodologias ágeis que beneficiem não apenas o departamento de TI, mas a empresa como um todo. Este conteúdo sobre os principais benefícios de aplicar metodologias ágeis para otimizar o TI foi útil para você? Então, acesse nosso site e baixe nosso e-book sobre Transformação Ágil para entender mais sobre esse mercado!


Previous Post Next Post