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Hoje, a tecnologia j√° n√£o exerce um papel auxiliar nas organiza√ß√Ķes. Em muitas empresas, ela operacionaliza grande parte dos processos (ou todos eles) e desempenha um papel cada vez mais relevante na tomada de decis√Ķes. Com tanta responsabilidade, espera-se que um gestor de TI de sucesso tenha algumas caracter√≠sticas. Voc√™ sabe quais s√£o elas? Pois √© exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Voc√™ vai descobrir o que o mercado espera desse profissional que tem uma import√Ęncia cada vez maior nas organiza√ß√Ķes, elevando-as a um novo patamar de efici√™ncia e contribuindo para a vis√£o estrat√©gica do neg√≥cio.

Quer saber que características são essas? Então acompanhe o post e confira!

CARACTER√ćSTICAS ESSENCIAIS DO GESTOR DE TI DE SUCESSO

1. CONHECIMENTO PROFUNDO DO NEG√ďCIO

O gestor de TI não pode mais ser o nerd que só entende de tecnologia. Hoje, ele precisa visualizar como as novas ferramentas podem contribuir para melhorar a eficiência da empresa e como seu uso pode representar umavantagem competitiva.

Para isso, ele deve entender bem como funcionam os processos do neg√≥cio. Sem esse entendimento, o profissional vai propor as mesmas solu√ß√Ķes que todo o mundo usa ‚ÄĒ e fazer o que todos j√° fazem n√£o √© uma forma de colocar a empresa √† frente do mercado.

Esse gestor precisa acompanhar as novidades do setor e, mais que isso, visualizar formas de aplicar ferramentas ao pr√≥prio neg√≥cio de forma adequada. √Č fundamental conhecer as iniciativas da concorr√™ncia e elaborar meios de lan√ßar tend√™ncias.

Outro ponto que o gestor de TI de sucesso precisa manter em vista é o planejamento estratégico da companhia. O profissional deve estar disposto a se debruçar diante de gráficos e analisar dados. Assim, ele identificará aspectos em que a tecnologia pode contribuir para alcançar seus objetivos estratégicos mais rapidamente e de forma efetiva.

2. INTEGRAÇÃO COM OS OUTROS DEPARTAMENTOS

Essa habilidade vai ajudar muito a melhorar seu conhecimento do negócio. A capacidade de interagir com os colaboradores dos outros departamentos, e de realmente ouvir suas necessidades e problemas, é fundamental para o gestor de TI.

√Č justamente por meio dessa intera√ß√£o que ele vai conhecer o dia a dia dos funcion√°rios. Ele entender√° o impacto positivo que uma determinada solu√ß√£o traz √† produtividade e as consequ√™ncias negativas de falhas ou ferramentas inadequadas.

Dessa forma, o gestor consegue rever processos, elaborar solu√ß√Ķes e propor automa√ß√Ķes que otimizam o tempo, tornando-se um aliado fundamental para alavancar a produtividade da equipe.

3. REALIZA√á√ÉO ESTRAT√ČGICA DE INVESTIMENTOS

Sabemos que o mercado de TI apresenta in√ļmeras novidades em uma velocidade vertiginosa. A tenta√ß√£o de incorporar cada uma delas ao neg√≥cio √© gigantesca, mas at√© que ponto elas realmente podem contribuir para um resultado excepcional?

Essa √© a quest√£o que o gestor de TI precisa ter em mente constantemente ‚ÄĒ a rela√ß√£o entre investimento e resultado. Ele deve avaliar que equipamentos ou sistemas realmente s√£o capazes de impactar na performance dos colaboradores e da companhia. Dessa forma, ele conseguir√° direcionar a aplica√ß√£o de recursos de forma consciente e eficaz.

4. LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

E nem s√≥ com m√°quinas vive o gestor de TI. Em primeiro lugar, ele faz parte de um grande sistema complexo ‚ÄĒ a pr√≥pria empresa. Mas n√£o √© apenas por isso que ele deve se transformar em um expert em em lidar e dirigir pessoas.

O gestor é também responsável por sua própria equipe. Ele tem um grupo de colaboradores que precisa trabalhar de forma organizada e alinhada para alcançar resultados.

Por isso, cabe a ele liderar esse departamento. Isso significa distribuir tarefas, dar suporte t√©cnico para a realiza√ß√£o de projetos, estimular o desenvolvimento cont√≠nuo de sua equipe e comunicar-se, de forma efetiva, mantendo-os ‚Äúna mesma p√°gina‚ÄĚ.

Conhecimento, suporte, motivação, orientação, oferta de feedback e, principalmente, a escuta são atividades inerentes a uma função de liderança. O gestor de TI deve estar disposto a desenvolver as habilidades necessárias para exercê-las.

5. CAPACIDADE PARA IDENTIFICAR A ORIGEM DOS PROBLEMAS

Uma queixa frequente dos gestores de TI e suas equipes, em geral, √© que grande parte do seu expediente √© destinada a apagar inc√™ndios ‚ÄĒ a restaura√ß√£o do funcionamento de sistemas e equipamentos.

Não se pode negar que é essencial solucionar essas ocorrências rapidamente. O grande problema é que, devido a essa situação, muitos profissionais trabalham quase que exclusivamente em função do urgente, deixando de lado atividades importantes.

O setor de TI precisa inverter essa lógica, identificando e solucionando a origem dessas ocorrências. Muitos dos eventos que exigem tempo e atenção são recorrentes e corrigir a fonte do problema e atuar preventivamente é a chave para reduzir sua frequência.

Somente dessa forma o setor poderá dedicar seu tempo a outra atividade importantíssima: desenvolver formas de usar a tecnologia a fim de colocar a empresa à frente de seus concorrentes.

6. DI√ĀLOGO COM O ALTO ESCAL√ÉO DE FORMA PRODUTIVA

Como j√° comentamos, a TI j√° desempenha um papel fundamental em muitas companhias. A tend√™ncia √© que a √°rea se torne ainda mais importante, adquirindo uma relev√Ęncia estrat√©gica inquestion√°vel com a an√°lise de dados, Big Data, BI, entre outras.

No entanto, em muitas organiza√ß√Ķes, a vis√£o desse setor √© bastante diferente. Ele √© avaliado como um centro de custos, que gera despesas, mas n√£o contribui para a gera√ß√£o do faturamento de forma direta.

Embora essa n√£o seja a verdade, mudar essa vis√£o do alto escal√£o depende muito da habilidade de di√°logo e persuas√£o do gestor de TI. √Č ele quem vai mostrar, para o CFO ou ao conselho, quais s√£o as vantagens competitivas que os investimentos que ele prop√Ķe v√£o garantir ao neg√≥cio.

Para isso, ele precisa de um material com o qual saiba lidar ‚ÄĒ dados. √Č essencial us√°-los para demonstrar como novas ferramentas podem reduzir custos, evitar desperd√≠cios, diminuir despesas com recursos humanos, apontar tend√™ncias, determinar o ciclo de vida de um produto, direcionar investimentos etc.

Esses são apenas alguns exemplos. O que o gestor de TI precisa realmente fazer é mostrar como essas ferramentas podem ser aplicadas no ramo de negócios em que atua para reduzir custos, favorecer a produtividade e aumentar os lucros da companhia.

Enfim, o que um gestor de TI de sucesso precisa entender √© que ele tem um papel estrat√©gico fundamental nas organiza√ß√Ķes. Para exerc√™-lo de forma plena, deve desenvolver compet√™ncias que demonstrem sua capacidade de atuar dessa maneira.

Gostou do post? Conhece outros profissionais da √°rea que tamb√©m gostariam de saber quais s√£o as principais caracter√≠sticas de um gestor de TI de sucesso? Ent√£o compartilhe este conte√ļdo em suas redes sociais e marque seus contatos!


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